Social Icons

Quem Somos

A Arqueologia foi uma das ciências que mais se desenvolveu nas últimas décadas em nosso país, seja em termos metodológicos, de resultados ou de campo de estudo. Prova disto é o crescente espaço que a Arqueologia Brasileira recebe na mídia. Além disso, a necessidade legal de um trabalho prévio de arqueologia em qualquer grande empreendimento faz com que o trabalho do arqueólogo seja hoje, mais do que nunca, necessário.
            Desta forma, se há cerca de quinze anos tínhamos um único curso de Graduação em Arqueologia no país, situado exatamente em nossa cidade, eles hoje se multiplicam. Infelizmente, a cidade do Rio de Janeiro, que foi pioneira na Graduação em Arqueologia, não apresentava, até o início de 2014, nenhum curso desta natureza, ressaltando que o Rio de Janeiro e o Sudeste possuem uma das maiores concentrações de arqueólogos do país. Isto se mostrava ainda mais contraditório, na medida em que nosso Estado possui uma história que remonta a, pelo menos, 8.000 anos e apresenta grandes empresas que, necessariamente, desenvolvem sempre grandes empreendimentos, além de todas as obras em curso na cidade do Rio de Janeiro no momento.
            Assim, a instalação do Departamento e Curso de Graduação em Arqueologia na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem suprir uma lacuna social e cultural em nosso Estado e, por extensão, no Sudeste, além de atender a uma demanda crescente de profissionais.
            Este blog, certamente, virá mostrar-se um importante instrumento de divulgação do Departamento e Curso de Arqueologia da UERJ e suas atividades, como também da arqueologia em geral, particularmente a brasileira.
            Esperamos que ele se torne um espaço conhecido, visitado, de utilidade e de contribuições.

Prof:. Paulo Seda
Chefe do Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro