Social Icons

sexta-feira, 6 de março de 2015

Descoberta de uma espada, um escudo e moedas islâmicas no túmulo de um guerreiro Viking

Os Vikings, como se sabe, eram grandes guerreiros, mas não só dedicado à guerra, mas, acima de tudo, a agricultura, pecuária e comércio. Foram determinadas circunstâncias, tais como o crescimento da população ou a falta de terras aráveis, o que, por vezes, obrigou-os a pegar suas armas e sair para conquistar novos territórios.

 Detalle de la espada con signos de una inscripción
A necessidade os fez lutadores e, eventualmente, a guerra tornou-se uma atividade honrosa. Na verdade, na sequência de uma tradição religiosa estabelecida para este povo, guerreiros deveriam morrer com a espada na mão, para assim garantir um lugar no Valhalla, uma espécie de paraíso Viking.

O Valhalla é onde provavelmente deve estar a alma do viking recentemente encontrado enterrado em um túmulo em Skaun, sul de Trondheim, na Noruega. Um grupo de arqueólogos, liderada pela especialista Ingrid Ystgaard, foi descoberto um enterro que data de 950 d. C., aproximadamente, que contém os restos de um guerreiro enterrado com todas as suas armas. Os bens incluem uma espada, com uma inscrição, e um escudo de madeira, que sobreviveu apenas elementos metálicos, tais como bloca.

Restos de una bolsa de cuero dentro de la bloca

A bloca é uma peça de metal, de diferentes formas, do escudo. Segundo a equipe de Ystgaard, o revestimento de madeira se deteriorou, por isso não chegou até nós, mas foi preservada em muito bom estado sua bloca de metal. Na verdade, pode ser visto até as marcas dos golpes infligidos sobre ele em sua superfície, possivelmente causado por um machado ou uma espada. Você pode adivinhar, é claro, que o escudo foi usado por seu dono em uma luta. Mas o mais surpreendente é que bloca do escudo continha algumas moedas islâmicas dentro, armazenados em uma bolsa de couro.

De acordo com a especialista Ystgaard, moedas islâmicas podem nos dizer que o guerreiro que está enterrado lá foi, em algum momento de sua vida, na parte oriental do mundo Viking. E, mais especificamente, foi capaz de visitar uma cidade como Holmgard, a atual Novgorod, na Rússia. Era comum para os Vikings viajando para o leste a navegação dos rios, para a Rússia de hoje.

A partir de radiografias da lâmina da espada foi possível observar a existência de uma inscrição que foi preparado pela técnica de forja. A forja era algo normal, mas as inscrições nas espadas são vistas apenas em espadas de maior qualidade, com exceção de cópias.

Tumba vikinga del 950 d. C.

FONTE:
http://www.isabelarqueologia.com/descubren-una-espada-un-escudo-y-monedas-islamicas-en-la-tumba-de-un-guerrero-vikingo/

14 comentários:

  1. A matéria é muito interessante. Porém, para uma publicação universitária, os erros de português/revisão são imperdoáveis, graves a ponto de tornar certos trechos de difícil compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Fonte pouco confiável, investigarei a fundo

    ResponderExcluir
  3. Não tem nada impossível na reportagem. A meu vê verdadeira.

    ResponderExcluir
  4. Não consegui achar na reportagem nada q fizesse com q o conteúdo fosse de origem suspeita, a meu ver está tudo nos conformes plausíveis de uma descoberta...

    ResponderExcluir
  5. Realmente interessante! E não há indícios de fraude nesta publicação, porém, como pode esta publicação ser acadêmica? Os erros de português são terríveis....

    ResponderExcluir
  6. Não entendi a relação das moedas islâmicas com a Rússia. No mais faltou mais imagens com detalhes de todo o achado, inclusive a espada. Mas é interessante assim mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi a relação das moedas islâmicas com a Rússia. No mais faltou mais imagens com detalhes de todo o achado, inclusive a espada. Mas é interessante assim mesmo.

    ResponderExcluir